5 BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS DO TREINO DE ALTA INTENSIDADE

Eu não sei o que você pensa, valoriza, ou tem usado essa informação a seu favor, mas quando a gente começa a fazer ginástica, ocorre uma série de mudanças fisiológicas que refletem de maneira positiva e proporcional no seu estado mental e emocional, e o inverso também e verdade. Quando você está tenso, ansioso ou chateado, ocorre uma série de mudanças fisiológicas negativas e proporcionais que refletem no seu corpo.

Acredite!!! É impossível separarmos a parte física do estado mental e emocional. E a felicidade ou bem-estar do ponto de vista pessoal, que é algo que tanto almejamos, não se associa apenas aos benefícios fisiológicas, que estamos discutindo, mas também envolve variáveis que não vamos discutir aqui, como o nível de satisfação com a vida, visão de futuro, senso de significado e propósito de tudo que fazemos ou deixamos de fazer.

Na realidade, se aprofundarmos na relação entre saúde, condicionamento físico e felicidade, nós sabemos que um corpo bonito, forte e saudável, resultado da manutenção ou evolução no treino de alta intensidade, pode deixar uma pessoa triste e angustiada, quando ela está focada apenas nessa ferramenta, ao invés de juntá-la a várias outras, para fazê-la feliz. É lógico e está comprovado que a felicidade é desenvolvida com comportamentos saudáveis, como fazer exercícios físicos, mas ela também envolve o nosso nível de satisfação com tudo que julgamos importante e indispensável. Isso faz sentindo para você? Quer aprofundar sobre o tema? Deixa o seu contato que eu enviarei um artigo publicado agora, em Jan/2019, na Annual Review of Public Health.

Voltando para os benefícios da ginástica, quando alguém é submetido um estímulo físico, isso não afeta só o condicionamento físico, mas a sua aparência, confiança, saúde e felicidade. Por isso que é mais difícil, para algumas pessoas, iniciar um programa de exercícios, pois a cada treino, ela será desafiada a sair da zona de conforto, vencer as barreiras, superar os seus limites e ser melhor. E na prática, por mais que a gente fale, isso não é algo tão simples de assimilar, encarar o processo e manter a regularidade, pois é necessário um período de três meses, para começar a sentir ou valorizar esses benefícios.

Os 5 benefícios psicológicos mais importantes do treino funcional são:

  • MELHORA A AUTO ESTIMA
    O fato de estar investindo na saúde e progredindo nos exercícios ajuda a melhorar a autoimagem, senso de realização e permite uma percepção mais positiva do próprio corpo.
  • AUMENTA O BEM-ESTAR
    O exercício diminui a tensão muscular, proporciona uma distração mental adequada e alivia as tensões emocionais. O exercício libera endorfina, substância química que produz sentimento de felicidade, melhora o humor e alivia os sintomas da depressão. O treino funcional libera noradrenalina, substância química que ajuda o cérebro a lidar com estresse e ansiedade.
  • DESENVOLVE A DISCIPLINA
    Se manter regular na prática da ginástica, em um determinado horário, parece uma tarefa simples, mas que mostra muita disciplina e organização. Cumprir a meta, realizar o esforço, lidar com o sentimento que talvez aconteça alguma coisa, ou por algum motivo, não seja possível cumprir o desafio, é algo que meche com a cabeça da gente e aumenta nossa capacidade de realizar outras tarefas/comportamentos.
  • CONTROLE
    É a capacidade de escolher prioridades e renunciar outros prazeres. Não é fácil sair de casa, malhar com o corpo dolorido ou encarar o tempo adverso, por exemplo, quando chove ou faz frio. É uma luta mental. O exercício ajuda a controlar o próprio comportamento, a construir hábitos de uma vida saudável e reduzir a síndrome de abstinência, se você estiver tentando parar de fumar. Essa habilidade de controle emocional é um benefício inconsciente que é facilmente transferida para o nosso dia a dia, podendo aumentar a produtividade no trabalho e melhorar as relações sociais, familiares e conjugais.
  • DETERMINAÇÃO
    Não é fácil encarar o excesso de peso, elevação da glicose, colesterol alto, ou se olhar no espelho quando a meta parece impossível e as circunstâncias desfavoráveis. É muito difícil lidar com frustações, sofrimentos e situações negativas. A determinação é uma habilidade que surge no treino quando o objetivo parece distante, improvável, mas a gente busca soluções, persiste e corre atrás até conquistar algo que faça diferença e seja relevante. O exercício não resolve muitos de nossos problemas, no entanto, eu sei que é uma ferramenta poderosa para nos ensinar que devemos seguir adiante e enfrentar o que parece impossível.

Eu tenho alguns amigos que encontraram no treino funcional um novo recomeço, uma forma de lidar com decepções, perdas, depressão e também, um jeito de reconstruir a vida, através da reconstrução do próprio corpo.

Thomaz Francisco