3 ASPECTOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

É de conhecimento geral que a adoção de um estilo de vida saudável, que agregue à prática regular de exercícios físicos, maiores níveis de interação social e uma alimentação balanceada (adequada as necessidades pessoais); é segredo para se alcançar um envelhecimento bem-sucedido.

É bom deixar claro que se você é adepto de pulseira magnética, limão pela manhã, vinagre de maça ou algum remédio que inibe o apetite, acelera o metabolismo ou impede a absorção de gordura, saiba que essas são medidas paliativas, discutíveis e que podem ajudar ou não a ter saúde no envelhecimento. Não existe atalho, a saúde plena e um estilo de vida saudável é algo a ser conquistado. Vamos discutir os três pontos:

– Se te falta fazer exercício, corrija logo isso e acumule pelo menos, 150 minutos de exercícios semanais, três vezes por semana, em dias alternados. Faça exercícios com o mínimo de informação e orientação. Tenho um vizinho que estava acima do peso e começou a correr… só que as articulações dele, naquele momento, não estavam preparadas para essa demanda. E você imagina o que aconteceu, né!?! Ele teve uma lesão. E hoje está mais sedentário, inativo e mais pesado do que antes de se aventurar na corrida.

– Se a alimentação saudável é um percalço, procure logo um nutricionista. Se não deu certo, procure outro, o que não pode é estagnar nessa área. Uma desculpa que as pessoas dão é que a alimentação saudável é cara. Na realidade, se você procurar o profissional certo, você vai economizar ao retirar os doces e refrigerantes da compra do supermercado. E também nos lanches, quando você passa levar para trabalho, todas os as suas refeições do dia.

– Se você tem poucos amigos, baixa interação social, saia mais de casa, participe dos eventos da sua igreja, conheça outras pessoas e faça novas amizades. Se o problema é psicológico, não é vergonhoso procurar um psicólogo para vencer a barreira.

“Melhor lutar por algo, do que viver para nada.” Winston Churchill