Coaching para investir na carreira

Gabriela Lousada

A concorrência é grande e conquistar uma vaga no mercado de trabalho está cada dia mais difícil. Para aprimorar o desempenho e a capacidade de aprender, além de desenvolver habilidades sociais e aumentar a eficiência no local de trabalho, profissionais têm buscado aplicar na rotina do trabalho os métodos de um novo conceito: o coaching.

De acordo com a psicóloga, master coach senior e consultora de recursos humanos Nadir Paes, embora a metodologia seja mais procurada por multinacionais e grandes empresas, para os cargos de liderança, o coaching também pode ser aplicado a médios e pequenos negócios, empreendedores e até profissionais autônomos.

 

“O coaching tem objetivo de, juntamente com o cliente, desenvolver estratégias para a empresa, abordando ferramentas para potencializar lideranças, gestão de pessoas, vendas, marketing e administração”, explica a profissional, que possui certificação dos órgãos internacionais ligados ao segmento Eca European Association, GCC Global Coaching Community (Alemanha/Suíça) e BCI Behavioral Coaching Institute (EUA).

 

Utilizada para que as pessoas explorem melhor suas competências em diversas áreas e alcancem seus objetivos, a metodologia direcionada para o ambiente corporativo, auxilia, entre outras coisas, a desenvolver uma liderança efetiva, além de ajudar o colaborador a conhecer bem os membros que formam sua equipe. “O coaching e as boas práticas de gestão dão a capacidade de reconhecer tendências comportamentais. Essas ferramentas auxiliam o líder a descobrir qualidades e motivações mais adequadas para a personalidade das pessoas. Conhecendo melhor cada um,  as chances da equipe alcançar os resultados é maior”, explica.

 

Fonte: www.atribuna.com.br